Contato

Exercício 2004

Você está em: Rede Municipalista / FECAM / Relatórios de Atividades

Relatório de Atividades do Exercício 2004

A Federação Catarinense de Municípios – FECAM, representada pela atual Diretoria Executiva e Equipe de Técnica, apresenta aos Prefeitos Catarinenses o Relatório de Atividades e a Prestação de Contas relativas ao exercício de 2004.

As ações da FECAM em 2004 foram marcadas pelas parcerias com as Associações de Municípios, em torno de interesses municipalistas, Confederação Nacional de Municípios - CNM com o objetivo de manifestar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional as necessidades e reivindicações municipais, com o Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público estadual, na organização de eventos e orientações aos agentes públicos e com o Governo do Estado e Fórum Catarinense de Desenvolvimento - FORUMCAT, auxiliando no processo de descentralização e desenvolvimento regional.

Concomitantemente ao crescimento das parcerias, a oferta de treinamentos e seminários aos agentes políticos e servidores públicos municipais se ampliou em quantidade e em qualidade. Ao longo do ano, diversas cidades foram sede de eventos regionais ou estaduais, onde servidores públicos, prefeitos, vereadores, secretários municipais e outros interessados postaram-se diante de especialistas em diversas áreas do conhecimento, permitindo estudos, reflexões e orientações sobre as matérias de interesse municipal.

Isso revela que, embora a equipe de trabalho da FECAM ainda seja relativamente pequena, as ações realizadas em conjunto com seus parceiros refletem o crescimento institucional da entidade e o fortalecimento do municipalismo catarinense.

Além das ações executadas, a FECAM também realizou por meio do Planejamento Estratégico executado no segundo semestre do ano, com o apoio das 21 Associações de Municípios. A FECAM delimitou seus objetivos, traçou metas a curto e longo prazo, redefiniu posições e mudou sua cara com uma nova logomarca, mais um reflexo da força das entidades municipalistas do Estado de Santa Catarina, freqüentemente utilizadas como exemplos do associativismo municipal em todo o país.

E não foi apenas isso. Além das ações executadas e do planejamento realizado, a FECAM se modernizou. Adquiriu equipamentos de tecnologia de ponta, contratou serviços de Internet de banda larga, desenvolveu sistemas de informática para as áreas do turismo e de informações e, na medida em que os serviços ou programas estivessem completos, foram disponibilizados aos municípios e às Associações.

Tantos novos trabalhos desempenhados pela entidade demandaram investimentos e acarretaram aumento das despesas, mas a FECAM garantiu-se antecipadamente com a expansão de suas receitas, de modo a garantir o equilíbrio financeiro de suas contas.

Toda essa conjuntura estabelecida em 2004, de atuação junto com parceiros, modernização, aprimoramento tecnológico, expansão de receitas, organização de eventos, orientações e pareceres emitidos, reivindicações e fortalecimento do movimento municipalistas estão esclarecidas adiante, no Relatório de Atividades e na Prestação de Contas de 2004. Para facilitar, as atividades foram descritas de acordo com o Plano de Trabalho de 2004, ou seja, divididas nos cinco projetos de atuação da FECAM.

Pedro Francisco Uczai
Prefeito de Chapecó
Presidente da FECAM


Arquivos para download

Portal das Transferências

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Acesse o Guia de Turismo dos Municípios de Santa Catarina

Eventos EGEM

Próximos Aniversários

Boletins informativos

Cadastre-se e receba os informativos da FECAM em seu e-mail:


Entidades Parceiras



FECAM - Federação Catarinense de Municípios

Rua General Liberato Bittencourt, 1885 - Sl 1310, Canto - Florianópolis - SC - CEP: 88070 - 800
Fone / Fax: (48) 3221 8800
E-mail: fecam@fecam.org.br