Contato

Notícias

FECAM participa de reunião com o Conselho Nacional de Consórcios Intermunicipais

15/06/2016 - 09:00:00

Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), juntamente com o diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Celso Vedana e o secretário -executivo da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Rafael Corrêa, se reuniram na manhã desta terça-feira (14), com a superintendente do Conselho Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci), Mônica Loureiro. As entidades se comprometeram em traçar uma pauta de ações conjuntas para fortalecimento dos consórcios públicos.

"Precisamos mais do que nunca fortalecer os consórcios, que trazem muitas melhorias para a gestão municipal. Por que ter esforços dispersos se podemos juntar forças?", questionou o consultor da CNM Ângelo Roncalli. "O objetivo é o mesmo: o fortalecimento dos Municípios", completou.

Plano de trabalho
As entidades se comprometeram em executar um plano de trabalho, composto por ações que cada um pode oferecer em prol dos consórcios intermunicipais. As ideias deverão ser validadas e, com isso, concluídas em uma agenda comum em 12 de julho, dia que antecede o III Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais. O evento é organizado pelo Conaci, e será realizado em Nova Friburgo, nos dias 13 e 14 de julho.

A união de forças entre os interessados no fortalecimento dos consórcios vem de antes e deverá ser de vez estabelecida, com o referido plano de trabalho, durante o Congresso. Na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano, foi pensado o Núcleo de Consórcios da CNM, para agregar entidades e representantes no alinhamento pró-consórcio. O diálogo com o Conaci é um dos resultados dessa iniciativa. "Precisamos juntar esforços dentro dos consórcios justamente porque vocês, por exemplo, têm o que não temos, como estrutura, levantamentos. E nós, temos expertise", disse Mônica.

O Plano de trabalho procurará, então, definir quais são as pautas primordiais e qual entidade se responsabilizará para a execução delas.

Também aproveitou-se para discutir demais itens que envolvem as ações da CNM para desenvolvimento de consórcios, como a participação de palestrantes da CNM no Congresso, as articulações desta Confederação no Congresso Nacional, a legislação dos consórcios e a prestação de contas em Tribunais de Contas Estaduais.

* Com informações da CNM. 

Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios - FECAM
www.fecam.org.br
imprensa@fecam.org.br
(048) 3221 8800 / 9900 3390

 




Busca por Notícias

de a (dd/mm/aaaa)

Portal das Transferências

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Acesse o Guia de Turismo dos Municípios de Santa Catarina

Eventos EGEM

Próximos Aniversários

Boletins informativos

Cadastre-se e receba os informativos da FECAM em seu e-mail:


Entidades Parceiras



FECAM - Federação Catarinense de Municípios

Rua General Liberato Bittencourt, 1885 - Sl 1310, Canto - Florianópolis - SC - CEP: 88070 - 800
Fone / Fax: (48) 3221 8800
E-mail: fecam@fecam.org.br