Contato

Notícias

Gestores de Educação já podem cadastrar as informações para o Censo Escolar da Educação Básica

28/06/2016 - 16:50:00

Foi aberta nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 31 de agosto a primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2016. A Federação Catarinense de Municípios - FECAM alerta os gestores municipais para o processo de coleta de informações relativas às escolas públicas e privadas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.

Os gestores terão 30 dias para realizar o lançamento dos dados e as correções que devem ser enviadas pela internet por meio do Educacenso, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Censo é o principal levantamento estatístico-educacional de âmbito nacional. Os dados coletados, bem específicos, incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, até o movimento e o rendimento escolares.

"É de suma importância que os municípios respondam o Censo Escolar, pois, as informações dele servem de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e dos programas federais da educação, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)", explica a assessora de educação da FECAM, Raquel Rodrigues. "Estas informações também subsidiam os Indicadores da FECAM e influenciam no Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável de cada município", reforça o coordenador de Desenvolvimento Regional da entidade.

Cronograma - A data de referência das informações prestadas deve ser 25 de maio de 2016, Dia Nacional do Censo escolar da Educação Básica. Após o preenchimento por parte dos diretores e responsáveis, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. Em seguida, as informações preliminares são publicadas no Diário Oficial da União.
O sistema fica aberto também para verificação e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias, a contar da publicação.

A segunda etapa do Censo Escolar de 2016 consiste na abertura do módulo Situação do Aluno. Nesse período, que deve ter início em 2 de fevereiro de 2017, são coletados os dados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos declarados (aprovação, reprovação e abandono).

Leticia Póvoas
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios - FECAM
www.fecam.org.br
imprensa@fecam.org.br
(048) 3221 8800 / 9900 3390

 

 




Busca por Notícias

de a (dd/mm/aaaa)

Portal das Transferências

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Acesse o Guia de Turismo dos Municípios de Santa Catarina

Eventos EGEM

Próximos Aniversários

Boletins informativos

Cadastre-se e receba os informativos da FECAM em seu e-mail:


Entidades Parceiras



FECAM - Federação Catarinense de Municípios

Rua General Liberato Bittencourt, 1885 - Sl 1310, Canto - Florianópolis - SC - CEP: 88070 - 800
Fone / Fax: (48) 3221 8800
E-mail: fecam@fecam.org.br